Dicas de Viagem

É normal ficar preocupado com uma viagem quando se é uma pessoa com estomia, pensando nisso preparamos algumas dicas bem legais para te ajudar.

Precauções adicionais de segurança são tomadas em aeroportos e outros locais de tráfego no mundo todo. Um pequeno planejamento e compreensão das normas de segurança e direito de privacidade podem ajudar a evitar problemas no voo, fazendo com que se divirta em suas viagens.

Particularmente, lembre-se que todas as vistorias de segurança realizadas em aeroportos devem ser feitas com gentileza, dignidade e respeito. Você pode solicitar essa vistoria em uma área privada em todos os aeroportos.

Algumas dicas adicionais durante a viagem:

  • Corte antecipadamente todas as placas adesivas protetoras de pele em casa. No caso, da barreira protetora ser moldável, não há necessidade.
    • É indicado manter sua tesoura na bagagem a se despachada.
  • Solicite uma declaração ao médico ou à enfermeira estomaterapeuta sobre a necessidade de uso de materiais para adaptação do equipamento coletor.
    • Você poderá realizar todos os procedimentos de rotina dos aeroportos sem a necessidade de esvaziar ou expor a estomia..
    • Se você estiver viajando para um país estrangeiro, forneça as informações sobre sua estomia em inglês ou no idioma do país de destino (aplicativos de tradução podem ajudar). Caso necessite de ajuda procure o ambulatório médico local.

  • Leve sempre em sua bagagem de mão, pelo menos, três bolsas coletoras e o material necessário para substituição da mesma. Caso, sua bagagem seja extraviada, você terá como dar continuidade aos cuidados com a estomia.
  • Leve sempre material adicional, pois você pode ter dificuldade de encontrar no seu destino.

 

Links úteis:

Vídeos Ostomizados com Você

Como organizar as malas de viagem sem preocupação

Angelo dos Santos - Geógrafo e Ostomizado

Dicas de Viagem

Leila Souza - Técnica de Enfermagem e Ostomizada